quinta-feira, 30 de abril de 2015

"ÁGUA, RIQUEZA DOS POVOS!"

        No subprojeto “Água, riqueza dos povos!”, as crianças da Turma Verde conheceram a importância dada pelos chineses para um bem tão precioso que é a água. Graças à comercialização do sal extraído dos mares, a população conseguiu fundos para construir a Muralha da China, belíssimo ponto turístico, hoje patrimônio mundial. 
     Nessa viagem para a Ásia, as crianças fizeram experimentos com água e sal, exploraram técnicas artísticas utilizando esses elementos; conheceram sobre a cultura chinesa a partir da visita da personagem Ching Ling: preparam e degustaram com hashi (talher oriental) um Yakissoba de vegetais e descobriram sabores diferentes provando chás, oriundo também do povo oriental; brincaram de Jokempô e outros elementos da China, como o Dragão Chinês. 







PINTURA COM SAL

        A Turma Laranja pesquisou sobre o modo de vida dos Vienenses em uma cidade construída sobre a água. Descobriram que em Veneza moradores e turistas circulam pelas tradicionais gôndolas, barcos a motor ou a remo e o "vaporetto", uma espécie de ônibus aquático. 






          No passeio em Veneza, as crianças fizeram descobertas sobre a cultura local: escutaram músicas eruditas e conheceram instrumentos tradicionais da música clássica. Sobre a alimentação descobriram que a tradicional receita da pizza veio da Itália. Colocaram mão na massa e preparam uma deliciosa receita.









               A Turma Azul entrou numa fria e conheceu como povo esquimó utiliza a água para construir suas moradias e sua relação com o meio ambiente. Descobriram os animais típicos das geleiras e fizeram experiências com gelo.









PINTURA COM GELO COLORIDO


        A Turma Amarela pesquisou sobre a cultura indígena, seus costumes e sua relação com a água. Fizeram muitas descobertas, inclusive muitas herdadas por nossa cultura, como a hábito diário do banho, a pesca e a agricultura, a confecção de peças de artesanato, dentre outras. 
      Buscamos através dessa proposta conscientizar sobre a importância da água e sua preservação a partir da relação tão respeitosa que os povos indígenas possuem com o meio ambiente.



 


 









Nenhum comentário:

Postar um comentário