terça-feira, 19 de junho de 2012

"_ DEIXA EU VER?!"



     Uma de nossas crianças nos questionou que não aparecia nas fotos da ceche que exibíamos na TV, então falamos que precisaria estar presente nos momentos que as fotos fossem tiradas. Era necessário posar para as fotos, ou contar com a visão do fotógrafo. Considerando-se os aspectos apresentados, resolvemos formular propostas que objetivassem o aumento dos cuidados pessoais e da autoestima e que pudessem interferir no processo de desenvolvimento da imagem pessoal, gostaríamos que essas propostas fossem feitas utilizando-se as mais diversas formas de mídia.
      Aliar o uso da câmera fotográfica a possibilidade das crianças retratarem a creche, seus colegas, objetos, a comunidade e sua cidade nos pareceu desafiador e instigante.
    Tendo no pensamento que quem faz a foto é o olhar do fotógrafo, portanto da nossa criança, e que ela revelaria aquilo que queria nos mostrar, decidimos entregar a câmera da creche nas mãos e aos olhares de nossos autores. Então deixamos as crianças fotografarem: umas as outras, a creche e seus funcionários, a comunidade e seus eventos e muito mais...
     Neste dia notamos que houve uma modificação no comportamento das crianças. Quando viam a máquina fotográfica faziam poses e indicavam como queriam ser fotografados. Sempre pediam _Deixa eu ver? Ao notar a câmera em nossas mãos.
     A fala das crianças diante da câmera fotográfica serviu de inspiração para o nome do projeto “_ Deixa Eu Ver?!” que  tem com meta principal tornar nossas crianças protagonistas de suas próprias representações da realidade através da fotografia.



Um comentário:

  1. Bem Prabéns pelo carinho com nossas crianças...
    O bom das crianças é que elas naturalmente espontâneas. Toda ação, sorriso, olhar... Tudo que ela faz é algo de vontade própria.
    Parabéns todas as Tias ...

    Att, Iran Marques e Cintia Rodrigues

    ResponderExcluir