domingo, 25 de agosto de 2013

Abertura da "Semana de Educação Infantil" no Parque Madureira

    A "Semana da Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro", instituída pelo decreto municipal nº 35028, lei estadual nº  6149 a lei federal nº 12.602 de 03 de abril de 2012, é considerada um marco no calendário e nas ações de promoção e valorização da Educação Infantil no município do Rio de Janeiro desde o ano de 2012.
     A Gerência de Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, entendendo que a Educação Infantil é um tempo e um espaço privilegiado para o desenvolvimento global da criança, deseja fortalecer as ações específicas das políticas relacionadas à infância.
     Assim, a Semana de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro deverá privilegiar a integração entre a Instituição Educativa, os Serviços de Saúde e a Comunidade, tendo como premissa os  múltiplos olhares dos sujeitos envolvidos no cotidiano e a valorização da primeira infância na constituição do sujeito.
Gerência de Educação Infantil

    No dia 25/08 - domingo, realizou-se a abertura da "Semana de Educação Infantil" no Parque Madureira, reunindo as 11 Coordenadorias da SME, SMS e parceiros. 
     O evento foi um sucesso! Contou com as apresentações dos artistas Zé Zuca com o projeto "Estação Brincadeira"; crianças do UNICIRCO e Bia Bedran.
   Nossa creche expôs os trabalhos desenvolvidos pelas crianças ao longo do Projeto: "ARTE POR TODA PARTE". E levou os fotógrafos mirins para registrar o evento.      
  Agradecemos imensamente a participação dos funcionários e familiares de nossas crianças envolvidos em mais essa iniciativa. 


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

CRECHE NO TEATRO

"O teatro auxilia no crescimento pessoal e cultural, pois além de inserir a literatura clássica e contemporânea na vida da criança, trabalha a imaginação e aumenta a capacidade de interpretação. A criança aprende a ler (ou ouvir) histórias como diversão e não como obrigação."

     Hoje nossas crianças foram ao Espaço Cultural Escola SESC assistir ao espetáculo "UMA PEÇA COMO EU GOSTO", que nos apresentou três dramas de William Shakespeare unidos ao universo da cultura popular brasileira, através de uma abordagem criativa, bem humorada e de forma acessível para o público infantil. 
   Com uma linguagem diferenciada, lúdica e divertida, além de bonecos e muita músicas a peça atraiu a atenção dos nossos pequenos, que terão sem dúvida muitas histórias para contar.  
    Somos seres produtores de arte e como tal, através do nosso projeto "Arte por toda parte", procuramos garantir às crianças acesso as mais variadas formas de expressões artísticas.



sábado, 17 de agosto de 2013

DESCOBRINDO NOSSO FOLCLORE...

     Hoje as crianças do PIC conheceram um pouco mais sobre a cultura brasileira e a sua diversidade, através das lendas Folclóricas.
 Fizeram muitas descobertas, confeccionaram personagens e apreciaram bastante suas produções.

Prenderam o SACI na garrafa


Construíram o BOITATÁ
Confeccionaram o BOI BUMBÁ


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"MOMENTO FAMÍLIA"



“Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança tem isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar”
Rubem Alves


   Hoje, em nossa Escola de Pais conversamos sobre alimentação das nossas crianças e enfatizamos que a receita para um crescimento forte e saudável é um prato cheio de atenção, cuidado, afeto e alimentos nutritivos.
   Após a reunião, as famílias interagiram com suas crianças, através de muitas brincadeiras comandadas pelo Tio Rodrigo, recreador convidado. Foram momentos incríveis de pura diversão!           
   O “Dia da Família” na creche encerrou-se com um delicioso  almoço, onde todos, principalmente os papais homenageados, puderam perceber carinhosamente a importância de valorizar a qualidade dos momentos com seus filhos.